Quem são as pessoas - Conhecemos parcialmente as pessoas com quem nos relacionamos e seria muita pretensão dizer que conhecemos bem, pois não temos acesso ao íntimo de cada um. Só Deus conhece a cada um por completo e sabe o que verdadeiramente habita no coração de cada pessoa. Mas, conseguimos ter uma idéia de quem são as pessoas através de suas atitudes. Isso, contudo, é apenas uma amostragem. Para termos uma percepção mais completa, é interessante observarmos os outros não em condições normais, quando o vento está soprando a favor e tudo está dando certo. O verdadeiro caráter de uma pessoa se manifesta nos momentos difíceis, quando as coisas dão errado e saem da normalidade. Aí é que vemos quão equilibrada e de bem é uma pessoa. Pois é muito fácil ser bom quando tudo está dando certo. O difícil é ser bom, justo e equilibrado nos momentos de crise, quando as coisas dão errado.
Thursday, April 30, 2015
Wednesday, April 29, 2015
Aprender / Operario da Paz
Aprender - É importante e necessário estarmos sempre dispostos a aprender. Em diversos momentos em nossas experiências de vida, há sempre um aprendizado, uma lição que tiramos. Esta lição normalmente está associada a um bom ou mau resultado obtido ou ao ensinamento de alguém mais experiente. Seja como for, é importante ter a mente aberta para aprender. E o primeiro passo é reconhecer que não sabemos tudo, aceitar que as coisas podem ser diferentes do que imaginamos ou estamos acostumados. Não ter preconceitos e idéias pré-concebidas e rígidas para tudo. Neste ponto as crianças nos dão um show em exemplos. Sem idéias fixas, elas sempre estão abertas para o novo, não se limitam somente ao que sabem, fazem questão de aprender coisas novas e aceitam o diferente. Precisamos ser um pouco mais como as crianças, verdadeiros aprendizes da vida.
Monday, April 27, 2015
A mágoa / Operario da Paz
A mágoa - Em diversas ocasiões na vida, ouvimos dos outros palavras ásperas ou somos alvo de atitudes agressivas e injustas, que normalmente nos machucam. Estas atitudes, fruto da insensibilidade e da falta de consciência, muitas vezes são praticadas por pessoas convictas de que estão certas, que não se preocupam muito com o que os outros vão pensar, ou com os sentimentos dos outros. E isso normalmente causa mágoas, que não deveriam acontecer, se as pessoas soubessem abordar suas preocupações e inquietações de uma forma adequada, sem ferir o outro. O que fazer? É muito difícil mudar os outros, pois eles são o que são. Devemos procurar ser superiores a estas atitudes infelizes, que fazem mais infelizes quem as pratica. Saber perdoar e rezar por estas pessoas que precisam de luz, sem nos deixar abater tanto pelas sombras negativas da ignorância. Que assim seja.
Sunday, April 26, 2015
Páscoa / Operario da Paz
Páscoa - Momento de reflexão, de lembrarmos do maior exemplo e demonstração de amor que já houve na face da Terra. Estávamos sem rumo, como barco à deriva, e Ele veio nos orientar, nos mostrar o caminho. Mais que palavras, ele demonstrou o Amor na prática. Para isso, viveu no meio de nós, assumindo um corpo físico como o nosso. Viveu, vive e sempre viverá muito próximo a nós, dentro do coração de todos os que o aceitam e recebem. Mestre, Amado Jesus, meu coração exulta de alegria por sentir Tua sagrada presença em mim. Amor Vivo do Pai, Luz para meu caminho, Paz verdadeira, Querido Jesus. Fica sempre comigo, faz de mim um instrumento da Tua Paz. Eu te amo, porque me ensinaste a amar. Sou falho, tenho meus erros. Mas, mais importante que meus erros é a vontade de acertar, de colocar em prática o que me ensinaste. Assim serei verdadeiramente Feliz, fazendo felizes os que me rodeiam. Páscoa, momento especial para revigorar minhas energias, renovando meu compromisso com Teu amor e Tua paz em minha vida. Obrigado, meu Senhor e meu Deus, fonte de toda a Luz e felicidade.
A cada dia os seus cuidados / Operario da Paz
A cada dia os seus cuidados - Há tempo para tudo nesta vida e cada coisa tem o seu tempo. Tudo que ainda não foi resolvido, se resolverá. Porém é preciso dedicação, persistência e paciência para alcançarmos nossos objetivos. Para colher os frutos, primeiro é preciso preparar o terreno, depois semear, e sobretudo cuidar da planta para que ela se desenvolva até dar frutos. É preciso também saber esperar até que o fruto amadureça, para então ser colhido. Este exemplo simples da própria natureza, nos mostra que para alcançarmos o que queremos é preciso preparação, dedicação e paciência. Mas muitas pessoas possuem uma visão muito imediatista da vida, e muitas vezes querem começar pelo fim. Aí, então, ficam frustradas com o que alcançam, ou buscam atalhos perigosos para tentar chegar mais rápido aos seus objetivos. Mas tudo tem seu tempo, o universo tem seu ritmo. Um dia tem 24 horas, o planeta gira dentro de um relógio natural e cada coisa sempre acontecerá a seu tempo. Basta para isso fazermos o nosso melhor, sem ficar obcecado por chegar ao destino final. O mais importante é trilhar bem o caminho, aproveitando muito bem as oportunidades que surgem à nossa frente, para o nosso adiantamento e evolução. Que assim seja.