Ele cuida de tudo - Chamamos Deus de Pai, porque esta é a imagem que nos facilita termos uma pequena noção de quão grande é o Seu amor e quão significativa é a Sua presença em nossa vida. A imagem de pai é aquela de alguém forte e poderoso, que está sempre próximo ao filho, o conhece desde pequeno, e o orienta e protege dos perigos. Muitas vezes o pai de cada um é comparado a um super herói, alguém poderoso e capaz de tudo para cuidar e manter seu filho seguro e suprido em todas as suas necessidades. Mas nosso Deus é muito mais que isso. Ele nos conhece intimamente, pois é o nosso Criador. Ele está sempre presente em nós, e tudo sabe a nosso respeito. Ele conhece todos os nossos pensamentos e ações. Como diz o salmo: Nem mesmo cheguei a falar e já sabes o que vou dizer. Deus sabe de tudo e cuida de tudo, como o pai que cuida de seu pequenino e frágil bebê, para que ele não se machuque, para que consiga crescer e se desenvolver. Nós somos como os bebês, ainda frágeis, aprendendo a fazer escolhas e a guiar nossas vidas pelo bom caminho. E Ele é nosso querido Pai, que tudo provê, que tudo vê, que tudo sabe, que cuida de tudo, para que nossos esforços tenham êxito e consigamos ser cada vez mais maduros, conscientes e felizes, fazendo o que está ao nosso alcance e o que é de nossa responsabilidade. Que assim seja!
Wednesday, January 20, 2016
Construção da Felicidade - Operário da Paz
Construção da felicidade - qual o segredo para alcançarmos a felicidade? Será que ela cai do céu ou seria privilégio de alguns poucos? Sabemos que Deus ama a todos os seus filhos da mesma forma e quer que todos sejam plenamente felizes. Assim podemos dizer que a felicidade realmente cai do céu, pois vem do Pai, nas muitas formas de bênçãos que temos todos os dias, a começar pela maior delas que é o dom da vida. Mas além destas bênçãos, há uma parte que nos compete para a conquista da própria felicidade. É o aproveitamento de nosso talento e capacidade para construir a felicidade. E esta construção não se limita somente às conquistas materiais ou individuais. Pois somos muito mais que matéria e a felicidade plena é algo coletivo, não individual. Mas, a construção da felicidade exige esforço e dedicação, e isso varia muito de uma pessoa para outra. Pois nem todos possuem a mesma disposição e força de vontade para avançar. Assim, o grau de felicidade de cada um varia, pois depende de suas próprias ações realizadas nesta e em vidas passadas. Todos tivemos o mesmo ponto de partida. Se há diferenças entre nós é porque os caminhos, experiências e ações de cada um foram diferentes. Alguns acertaram mais e outros menos. Alguns foram mais rápidos, optaram pelos melhores caminhos, enquanto outros trilharam caminhos espinhosos, se perderam ou ficaram parados à beira do caminho. Seja como for, o ponto de partida e o de chegada é o mesmo para todos, afinal todos seremos felizes plenamente algum dia. A diferença é que alguns já estão mais próximos da "linha de chegada", enquanto outros ainda estão distantes. Que assim seja!
Comportamento - Operário da Paz
O comportamento - comportamento é um termo que lembra comporta, algo que contém a vazão ou dosa a energia, de uma forma controlada, evitando estragos. Assim é o comportamento humano, algo que aprendemos desde a infância, baseado em um código de conduta e moral. Este código nos define limites e nos orienta em nossos relacionamentos, sobre a melhor forma de agirmos, satisfazendo nossos anseios sem que isso prejudique os outros e de forma que os outros também possam satisfazer os seus anseios. O comportamento é algo aprendido, através da educação que recebemos principalmente de nossos pais, através de seus ensinamentos e exemplo. E também a partir dos ensinamentos e exemplos de outras pessoas, bem como por meio de nossas próprias experiências. Experiências tanto desta existência quanto de existências anteriores, que são a maior parte. Assim, vemos que o comportamento é consequência de uma série de fatores: depende da história de cada um e de seu grau de evolução. Pensando desta forma, conseguimos entender melhor boa parte dos problemas que enfrentamos na sociedade, em função das diferenças nos comportamentos. Nosso mundo é um mundo de regeneração e por assim ser, possui pessoas em diferentes níveis de evolução. Dentro desta massa, há vários que ainda não alcançaram o mínimo necessário para convivermos em um ambiente justo e feliz. Há muito que ser aprendido sobre comportamento, começando na base familiar e se estendendo pelas relações sociais, para transformarmos nosso mundo num mundo mais feliz. Que assim seja!
Coadjuvantes - Operário da Paz
Coadjuvantes da criação - Deus nos vê e nos ama de uma forma acima do que podemos imaginar. Ele nos deu capacidade e inteligência para sermos participantes da criação, tanto do mundo que nos rodeia como do nosso mundo interior. Deus faz acontecer o bem através de nós. Isso é maravilhoso, Deus nos confia capacidade e energia e nos ilumina para multiplicarmos o bem. Seu plano é perfeito, de forma que o bem sempre prevalece. Ao mesmo tempo, Ele não nos obriga a nada, nos deixa livres para fazemos nossas escolhas. O fazer o bem precisa ser algo voluntário, feito por querer e não por imposição. Assim, temos o mérito e desfrutamos as consequências de nossos atos, sejam bons ou ruins. Quanto mais ações boas, melhores resultados e mais felicidade obtemos em nossa vida. Somos construtores da felicidade nossa e dos que nos rodeiam. Somos seres inteligentes e capazes, participantes e coadjuvantes da criação. Que assim seja!
A Inveja - Operário da Paz
A inveja - Há muitas pessoas infelizes ao nosso redor, que se sentem frustradas e que se consideram menos favorecidas do que nós. Não poucas vezes, estas pessoas invejam a nossa posição, nos emitindo cargas negativas. Nestes momentos é bom lembrarmos que o Pai nos ama a todos da mesma forma e que todos fomos criados para sermos felizes. Se temos uma vida relativamente mais ou menos feliz, isso não ocorre por acaso, mas é fruto de nossas escolhas, ações e esforço. Ou seja, nosso hoje é consequência do que fizemos no passado. Devemos então rezar pelos que nos invejam, para que sejam felizes como nós somos e até mais do que somos. Pois para sermos felizes, não é necessário que os outros não sejam. Amar verdadeiramente é desejar o bem a todos, pois a felicidade ao ser dividida é multiplicada. Que Assim Seja.
Honrar Pai e Mãe - ESE
Leitura de um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) e reflexões a respeito.