Tome partido e faça alguma coisa por você e pela humanidade. O tempo é chegado para que arregacemos as mangas e trabalhemos por um mundo melhor!
Tuesday, April 26, 2016
Friday, April 22, 2016
Wednesday, April 13, 2016
Guardioes - Convite
Conheça o trabalho do Colegiado dos Guardiões da Humanidade no site
A hora certa
A hora certa - Há muitas coisas que não sabemos, muitas verdades que ainda nos são ocultas. Os chamados muitos mistérios que existem entre o céu e a terra. Mas se pararmos um pouco para pensar e lembrarmos que nada no universo ocorre por acaso, veremos que o não saber tem seu motivo. É que ainda não estamos preparados para entender muitas coisas. Como uma criança pequenina que ainda não consegue ler, assim somos para as verdades do universo. Mesmo estando à nossa frente, não conseguimos decifrá-las, da mesma forma como uma criança que vê as letras, mas não consegue compreender o seu real significado. Além disso, a mesma mensagem, que para alguns já é clara, para outros ainda é obscura. Como dizia Jesus, isso ocorre porque os que ainda não estão maduros olham, mas não vêem, ouvem e não entendem. Mas tudo tem o seu tempo. Não devemos nos angustiar pelo que ainda não entendemos. Mais importante é ter a consciência de que pouco sabemos e fazer deste pouco, muito. Saber utilizar o que já conhecemos e entendemos, para construir o bem, ampliando, assim, a nossa consciência, dia após dia. Qas
O Humor Sadico
O humor sádico - É comum em nosso meio vermos pessoas fazendo piadas sádicas, muitas vezes ridicularizando ou achando graça do sofrimento dos outros. E isso ocorre até mesmo em pessoas tidas como de bem ou, por assim dizer, esclarecidas. Isso mostra claramente a falta de consciência e a incapacidade de se colocar no lugar dos outros. Pois achar graça da tristeza e da dor dos outros é uma crueldade, algo anormal e possivelmente herdado de existências anteriores; resquícios de selvageria que ainda habitam o coração das pessoas. Então há duas formas para a correção desta falha de caráter, que acabam acontecendo, mais cedo ou mais tarde: por meio da consciência de amor ao próximo, ou pela experiência através da dor, quando a consciência não desperta, devido ao coração endurecido. A escolha é de cada um...
O Reino dos Ceus
O reino dos céus - Jesus ao ser questionado porque não reagia às afrontas de seus agressores, respondeu que o seu reino não era deste mundo. Vemos então que o mundo em que vivemos ainda é muito imperfeito e distante do mundo do céu. Comparado ao reino do céu, poderíamos dizer que este mundo seria equivalente ao próprio inferno, embora isso possa soar como um exagero. Pois vivemos num frágil corpo suscetível a doenças e acidentes, frio e fome, cansaço e dor. Há muitas tristezas neste mundo. E então alguém poderia se perguntar: Como Deus permite tudo isso? Nunca podemos esquece que as leis do universo são perfeitas e que o Amor do Pai é infinito. Tanto que não interfere em nossa liberdade de escolha. Se aqui estamos, neste mundo imperfeito, é porque aqui chegamos de alguma forma. Pois tudo possui uma causa. Então há causas que nos trouxeram até aqui, que estão diretamente ligadas às escolhas que fizemos em existências passadas. O reino em que estamos é compatível com o nosso grau de evolução e é consequência de nossas escolhas e ações.
Na Chuva (uma hist?ria real)
Na chuva (uma história real) - Estava caminhando quando começou a chuviscar. Eu estava sem guarda-chuva e então comecei a observar as gotas dágua em mim. Então pensei que a mesma água da chuva é a que faz parte também de meu corpo. Ouvi dizer uma vez que nosso corpo contém mais ou menos a mesma proporção de água que o planeta, algo em torno de 70%. E aí me dei conta de mais uma similaridade entre os planos material e espiritual. O meio externo e o interno refletidos, como a imagem em um espelho. O meio que habitamos é compatível e similar ao nosso mundo interior. O nível de perfeição do mundo externo está diretamente associado ao nosso grau de evolução. Por sermos pouco perfeitos, ainda habitamos um mundo com imperfeições. À medida que formos mais perfeitos, habitaremos novos mundos, cada vez mais perfeitos. Onde não há mais dor nem sofrimento; mundos mais felizes... Qas.
Livre e Leve
Livre e leve - Em nossa existência terrena intercalamos diariamente momentos de prisão e de liberdade de nosso espírito. Quando estamos acordados neste mundo, nosso espírito está preso ao mundo material, e se ocupa normalmente das preocupações terrenas. Quando dormimos, enquanto nosso corpo físico descansa e está inconsciente, nosso espírito se liberta momentaneamente, entrando em contato mais intenso com o plano espiritual. Ao despertarmos, nada lembramos, mas fica em nós a impressão das energias com as quais tivemos contato. E também a intuição ou a inspiração para solucionar os problemas que ao adormecer nos pareciam tão grandes. Assim, a cada sono, se revigoram o corpo físico e o espiritual, que permanecem conectados, enquanto durar a existência neste plano. E a tão temida morte, nada mais é o que diariamente vivenciamos, quando nos libertamos temporariamente do corpo físico e nosso espírito flui livre e leve, tanto mais desprendido quanto mais espiritualizada for a nossa conduta.
Equilibrio - Operario da Paz
Equilíbrio - O segredo da felicidade se encontra no equilíbrio. Todas as dimensões e ações de nossa vida possuem seu grau de intensidade. Assim é importante encontrarmos a medida certa para tudo. Nem muito, nem pouco. Evitar os excessos e a falta. É como andar em uma rodovia, na velocidade certa, ou guiar o carro sem desviar-se da pista. É claro que a vida nem sempre é estável e o tempo nem sempre estará bom em nosso caminho. Afinal, é muito comum enfrentarmos tempestades neste mundo. Contudo, há algo que está 100% em nossas mãos e sob nosso total controle: nosso mundo interior. Algo precioso, que cabe a cada um zelar, cuidar e manter, para que seja sereno e equilibrado. E isso se faz evitando os excessos e a falta do que nos é necessário. Qas.
Wednesday, January 20, 2016
Ele (Ela) Cuida de Tudo - Operário da Paz
Ele cuida de tudo - Chamamos Deus de Pai, porque esta é a imagem que nos facilita termos uma pequena noção de quão grande é o Seu amor e quão significativa é a Sua presença em nossa vida. A imagem de pai é aquela de alguém forte e poderoso, que está sempre próximo ao filho, o conhece desde pequeno, e o orienta e protege dos perigos. Muitas vezes o pai de cada um é comparado a um super herói, alguém poderoso e capaz de tudo para cuidar e manter seu filho seguro e suprido em todas as suas necessidades. Mas nosso Deus é muito mais que isso. Ele nos conhece intimamente, pois é o nosso Criador. Ele está sempre presente em nós, e tudo sabe a nosso respeito. Ele conhece todos os nossos pensamentos e ações. Como diz o salmo: Nem mesmo cheguei a falar e já sabes o que vou dizer. Deus sabe de tudo e cuida de tudo, como o pai que cuida de seu pequenino e frágil bebê, para que ele não se machuque, para que consiga crescer e se desenvolver. Nós somos como os bebês, ainda frágeis, aprendendo a fazer escolhas e a guiar nossas vidas pelo bom caminho. E Ele é nosso querido Pai, que tudo provê, que tudo vê, que tudo sabe, que cuida de tudo, para que nossos esforços tenham êxito e consigamos ser cada vez mais maduros, conscientes e felizes, fazendo o que está ao nosso alcance e o que é de nossa responsabilidade. Que assim seja!
Construção da Felicidade - Operário da Paz
Construção da felicidade - qual o segredo para alcançarmos a felicidade? Será que ela cai do céu ou seria privilégio de alguns poucos? Sabemos que Deus ama a todos os seus filhos da mesma forma e quer que todos sejam plenamente felizes. Assim podemos dizer que a felicidade realmente cai do céu, pois vem do Pai, nas muitas formas de bênçãos que temos todos os dias, a começar pela maior delas que é o dom da vida. Mas além destas bênçãos, há uma parte que nos compete para a conquista da própria felicidade. É o aproveitamento de nosso talento e capacidade para construir a felicidade. E esta construção não se limita somente às conquistas materiais ou individuais. Pois somos muito mais que matéria e a felicidade plena é algo coletivo, não individual. Mas, a construção da felicidade exige esforço e dedicação, e isso varia muito de uma pessoa para outra. Pois nem todos possuem a mesma disposição e força de vontade para avançar. Assim, o grau de felicidade de cada um varia, pois depende de suas próprias ações realizadas nesta e em vidas passadas. Todos tivemos o mesmo ponto de partida. Se há diferenças entre nós é porque os caminhos, experiências e ações de cada um foram diferentes. Alguns acertaram mais e outros menos. Alguns foram mais rápidos, optaram pelos melhores caminhos, enquanto outros trilharam caminhos espinhosos, se perderam ou ficaram parados à beira do caminho. Seja como for, o ponto de partida e o de chegada é o mesmo para todos, afinal todos seremos felizes plenamente algum dia. A diferença é que alguns já estão mais próximos da "linha de chegada", enquanto outros ainda estão distantes. Que assim seja!
Comportamento - Operário da Paz
O comportamento - comportamento é um termo que lembra comporta, algo que contém a vazão ou dosa a energia, de uma forma controlada, evitando estragos. Assim é o comportamento humano, algo que aprendemos desde a infância, baseado em um código de conduta e moral. Este código nos define limites e nos orienta em nossos relacionamentos, sobre a melhor forma de agirmos, satisfazendo nossos anseios sem que isso prejudique os outros e de forma que os outros também possam satisfazer os seus anseios. O comportamento é algo aprendido, através da educação que recebemos principalmente de nossos pais, através de seus ensinamentos e exemplo. E também a partir dos ensinamentos e exemplos de outras pessoas, bem como por meio de nossas próprias experiências. Experiências tanto desta existência quanto de existências anteriores, que são a maior parte. Assim, vemos que o comportamento é consequência de uma série de fatores: depende da história de cada um e de seu grau de evolução. Pensando desta forma, conseguimos entender melhor boa parte dos problemas que enfrentamos na sociedade, em função das diferenças nos comportamentos. Nosso mundo é um mundo de regeneração e por assim ser, possui pessoas em diferentes níveis de evolução. Dentro desta massa, há vários que ainda não alcançaram o mínimo necessário para convivermos em um ambiente justo e feliz. Há muito que ser aprendido sobre comportamento, começando na base familiar e se estendendo pelas relações sociais, para transformarmos nosso mundo num mundo mais feliz. Que assim seja!
Coadjuvantes - Operário da Paz
Coadjuvantes da criação - Deus nos vê e nos ama de uma forma acima do que podemos imaginar. Ele nos deu capacidade e inteligência para sermos participantes da criação, tanto do mundo que nos rodeia como do nosso mundo interior. Deus faz acontecer o bem através de nós. Isso é maravilhoso, Deus nos confia capacidade e energia e nos ilumina para multiplicarmos o bem. Seu plano é perfeito, de forma que o bem sempre prevalece. Ao mesmo tempo, Ele não nos obriga a nada, nos deixa livres para fazemos nossas escolhas. O fazer o bem precisa ser algo voluntário, feito por querer e não por imposição. Assim, temos o mérito e desfrutamos as consequências de nossos atos, sejam bons ou ruins. Quanto mais ações boas, melhores resultados e mais felicidade obtemos em nossa vida. Somos construtores da felicidade nossa e dos que nos rodeiam. Somos seres inteligentes e capazes, participantes e coadjuvantes da criação. Que assim seja!
A Inveja - Operário da Paz
A inveja - Há muitas pessoas infelizes ao nosso redor, que se sentem frustradas e que se consideram menos favorecidas do que nós. Não poucas vezes, estas pessoas invejam a nossa posição, nos emitindo cargas negativas. Nestes momentos é bom lembrarmos que o Pai nos ama a todos da mesma forma e que todos fomos criados para sermos felizes. Se temos uma vida relativamente mais ou menos feliz, isso não ocorre por acaso, mas é fruto de nossas escolhas, ações e esforço. Ou seja, nosso hoje é consequência do que fizemos no passado. Devemos então rezar pelos que nos invejam, para que sejam felizes como nós somos e até mais do que somos. Pois para sermos felizes, não é necessário que os outros não sejam. Amar verdadeiramente é desejar o bem a todos, pois a felicidade ao ser dividida é multiplicada. Que Assim Seja.
Honrar Pai e Mãe - ESE
Leitura de um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) e reflexões a respeito.