Tuesday, September 8, 2015

Ajuda dos outros / Operário da Paz


Ajuda dos outros - Na vida precisamos muito da ajuda das outras pessoas. Muitas coisas que tentamos fazer sozinhos se tornam muito mais fáceis quando temos a ajuda de outras pessoas. Seja em uma simples informação ou ação, ter a ajuda dos outros faz toda a diferença. É preciso perceber que não sabemos tudo e que na realidade o que conseguimos fazer sozinhos é muito pouco. A grande maioria das coisas que precisamos depende dos outros. Então é só deixar o orgulho de lado e pedirmos ajuda. Saber ouvir a opinião e sugestões dos outros e contar com a sua colaboração nos permite alcançar grandes resultados, muito maiores que os que conseguimos alcançar sozinhos.


Check out this episode!

Ajudar sempre (uma historia real) / Operário da Paz


Ajudar sempre (uma historia real) - Já era noite, eu estava voltando pra casa, quando vi aquela senhora, caída no chão. Ela estava ferida e um senhor abraçado a ela tentava ajudá-la. Parei o carro e desci imediatamente. Cheguei próximo a ela e toquei em seu rosto, perguntando onde estava machucada. Então vi que ela estava sangrando na cabeça. Já idosa, havia caído sozinha, ao tentar subir a calçada. Imediatamente chamei a ambulância. Outras pessoas se aproximaram para ajudar, enquanto muitos curiosos paravam e outros passavam olhando. Alguns que estavam ajudando trouxeram um cobertor para aquecê-la e uma almofada, pois ela estava sentada no chão. Pedimos a ela o contato de algum parente, porém respondeu que morava sozinha e que queria ir pra casa, não queria incomodar ninguém. Logo a ambulância chegou e fizeram um curativo em sua cabeça. Conseguimos localizar sua casa e avisamos seus conhecidos. Ainda tive tempo de me debruçar sobre a maca e tranqüilizá-la dizendo que era necessário ela passar por uma avaliação médica antes de ir pra casa. Então a ambulância saiu e a levou pro hospital. Seus familiares foram comunicados e a encontraram lá. Fiquei feliz e emocionado pela boa ação que fizemos. Agradecemos uns aos outros antes de irmos embora. Fiquei feliz por perceber a bondade presente no coração das outras pessoas. Fomos úteis a uma pessoa caída no chão, em situação humilhante, que não pediu ajuda, que não queria incomodar nem mesmo seus familiares. Mas o amor em nossos corações nos fez ajudar e cumprir o que era nosso dever naquele momento. Fui pra casa feliz e agradeci a Deus por ter passado por ali naquele momento e de ter tido a oportunidade de socorrê-la. Então lembrei novamente da parábola do bom samaritano e das palavras de Jesus: o bem foi a mim que você fez...


Check out this episode!

As necessidades e a dor / Operário da Paz


As necessidades e a dor - Ao chegarmos neste mundo recebemos um corpo de presente e temos a responsabilidade de bem cuid-lo para que ele tenha saúde e possa sobreviver. Nosso corpo nos demanda muitas necessidades - de alimento, de calor, de sono, de exercício físico, só para citar alguns exemplos. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para não se machucar e não adoecer, senão podemos sentir dor. E aprendemos desde cedo como evitar a dor e como satisfazer as necessidades. Como seríamos se não tivéssemos as necessidades e a dor? Pelo nosso atual estágio de consciência provavelmente ficaríamos parados em uma zona de conforto. Por que trabalhar se não temos necessidades? Por que se esforçar se temos tudo e estamos saciados? Além disso, não iríamos ter limites se a dor não existisse. E isso seria uma catástrofe em nosso atual grau de consciência. Por que se cuidar se estamos livres da dor? Assim vemos a importância das necessidades para nos motivar e da dor para nos colocar limites. Possivelmente quando formos mais evoluídos não vamos precisar mais passar por necessidades para sermos motivados e nem da dor para sabermos respeitar limites.


Check out this episode!

As mudanças / Operário da Paz


As mudanças- Vivemos num mundo de constantes e rápidas mudanças. E é preciso adaptar-se às novas realidades o tempo todo. Dentro deste cenário mutante, é importante ter em mente o que é valioso e que devemos preservar, e nunca podemos perder: nossa saúde, nosso equilíbrio mental e espiritual, nossa família, nossos amigos e acima de tudo nossa sintonia com Deus Pai. Nós também mudamos com o passar do tempo, e é preciso descobrir novas formas de viver e interagir. É preciso reinventar nós mesmos, para vivermos bem com os outros, preservando nossos relacionamentos. Mudar sim, mas sempre para melhor, com o uso da inteligência e das boas emoções, sempre com amor no coração. Que assim seja.


Check out this episode!

As regras / Operário da Paz


As regras - Para vivermos em sociedade e sermos felizes é necessário obedecermos algumas regras. E desde cedo as aprendemos, com nossos pais e no convívio em sociedade. E vemos que pessoas com uma vida desregrada sofrem consequências ruins, mais cedo ou mais tarde. Daí percebemos a importância das regras para vivermos. É que naturalmente temos tendências de comportamento que precisam ser limitadas. São como as regras de trânsito: parar no sinal vermelho, respeitar o limite de velocidade, não ultrapassar em área proibida. E muitas vezes as pessoas não respeitam estas regras e acabam se acidentando. Ou só respeitam as regras se há risco de serem multadas, ou quando estão sendo observadas por um guarda de trânsito. É que boa parte das vezes só respeitamos as regras cujo descumprimento irá nos trazer más consequências. Obedecemos por receio do pior e não por termos consciência do bem. E é justamente isso que precisamos mudar. Respeitar as regras porque isso é o melhor para nós, e não para evitar uma punição ou castigo.


Check out this episode!