Wednesday, December 31, 2014
Tuesday, December 30, 2014
Monday, December 29, 2014
Metade do copo
Nosso copo está metade cheio ou metade vazio? Nossa visão de mundo é positiva ou distorcida, frente aos desígnios de Deus?
Podemos melhorar?
Sunday, December 28, 2014
Maledicência
A malediência, falar mal ou a famosa fofoca é um grande mal do qual demos nos precaver. Jesus nos advertiu para orar e vigiar e ainda perdoar 70 x 7. Fazendo isto não teremos mais motivos para falar de quem quer que seja. O pensamento é a energia criadora (ou destruidora) mais forte que existe, o pensamento é a origem de tudo. Se o homem cuida tanto de instalações elétricas, militares, nucleares para que ninguém se machuque inadvertidamente, qual o motivo de não vijiar dos pensamentos de forma ainda mais cuidadosa?
Saturday, December 27, 2014
A cada dia o Pai nos renova as possibilidades
A cada dia temos novas provas redentoras e renovadas possibilidades de delas sairmos vencedores, através da renúncia, do perdão, do exercício da verdadeira caridade. Jesus nos legou seu evangelho de amor que agora nos é renovado em linguagem contemporânea através do espiritismo.
Friday, December 26, 2014
Vida / JMZ
“VIDA”
O que é a vida?
Eu posso arriscar responder
é esse emaranhado de vidas a se desenrolar
O que é a vida?
Se não um monte de coisas a se juntar.
Será que a vida tem um objetivo a nos mostrar
Ou será que a vida vive simplesmente para nos enganar?
Isto eu não posso nem sonhar, pois se não, já estou partindo.
Mas, o que é a vida?
Será um amontoado de fatos que estão a nos cercar,
Será possível encontrar algum sentido no seu desenrolar?
O que é a vida, se não a certeza de nunca se saber onde chegar!?
Mas então o que é a vida?
Será que existem regras e eu preciso aceitar,
Será que ela existe ou é algo que eu posso descartar?
acho que a vida é tudo isso
É o mato que está a nos cercar
É o sentido que me guia ao lugar
É o meu inimigo que está a me caçar
É o amor que tanto teimo negar
É a vida que insisto em falar.
Se é que ela existe, é a ponta da caneta a deslizar
É o fio da navalha no ponto entre cortar e só aparar
É um mundo de sonhos e fantasias
É um mundo criado a nos menosprezar e enganar
É o céu e o inferno que muitos insistem em separar
É o que me inspira, me dá força e me deixa aqui para me expressar.
A vida é um pote sem fim onde estamos sempre a tirar
É a dadiva do criador
É o presente de Deus para nos guiar.
Mas por que tantas dúvidas e tanto a perguntar?
Por que tantas dúvidas se aqui onde estou é o meu lugar e lá é o meu bem estar!?
Porque não um caminho mais suave sem tanto ter que pensar,
à direita e à esquerda é mais fácil de identificar.
Por que as sombras de uma vida podem te atormentar e até te matar?
Por que a dúvida é minha companheira e nunca quer me largar?
O que é a vida, senão uma confusão de pensamentos que estão sempre a me rodiar!
Poderia prosseguir com tudo e nunca conseguiria explicar.
A vida é um privilégio de poucos e eu agradeço por Ela me habitar.
JMZ 15/01/2001 São Paulo
Thursday, December 25, 2014
Deus lhes envia os filhos
Comentário expontâneo a partir da seguinte passagem do livro "Paulo e Estevão": Quando a criatura entra no período mais perigoso da existência e antes da noite da velhice; quando a vida exubera energias, Deus lhe envia os filhos, para que, com os trabalhos, se lhe enterneça o coração.
Wednesday, December 24, 2014
Paulo e Estevão
Depois da vinda de Jesus entre outros espíritos de elevada moral, precisamos ainda ¨ver para crer¨? Não serão suficientes os exemplos que temos tido através dos séculos sem fim?
Sunday, December 21, 2014
Reprises / férias
Queridos amigos, agora neste período de férias até +- dia 12/Jan vamos colocar reprises de episódios. Também pretendemos colocar materiais inéditos no período mas para garantir que não va faltar uma publicação diária já programei estas reprises. Olha eu peguei aleatoriamente entre as nossas mensagens, nem parece mas já temos uma porção :) e tudo graças a vocês, graças a nós, graças à bondade divina! Muito obrigado, muito obrigado!!!!!
Um papel em branco
Infinita é a misericórdia do Pai que sempre nos dá uma nova chance para acertar. O esquecimento do que fomos e fizemos é uma bênção. Nosso Pai nos dá uma nova vida como um papel em branco e temos uma nova chance de reescrever a nossa história, corrigindo os erros da primeira escrita, até chegarmos a uma história mais perfeita. Ele apaga e perdoa nossos erros também nesta vida, esperando com amor para sermos melhores, sem interferir em nossa liberdade de escolha. Amor infinito que não podemos alcançar e que ultrapassa a nossa compreensão. Tudo está certo e nos guia para a evolução. Temos todas as chances para vencer, basta fazermos a nossa parte, que não é tão difícil. Como dizia o mestre: Meu jugo é suave e meu fardo é leve e também que nenhum fardo é mais pesado do que podemos carregar. Só precisamos de um pouco mais de fé e força de vontade, para escrevermos uma linda história. Que assim seja.
Operário da Paz
Frágil
Meu corpo é frágil e sujeito a dores. Basta para isso um simples arranhão ou um pequeno resfriado, para não falar em coisas piores. Meu corpo tem as suas exigências e necessidades e está sujeito a muitas adversidades, sejam relacionadas à saúde ou mesmo a possíveis acidentes. A vida parece escapar de nossas mãos e fazemos de tudo para preservá-la e mantê-la. Nosso corpo é muito frágil. Por que será? Em primeiro lugar, isso nos mostra que a vida é mais do que o corpo e que nossa estada por aqui é bem provisória. O copo é de cristal e pode quebrar a qualquer momento... Mas seu conteúdo permanece e não morre. A casca quebra, mas a vida em seu interior continua. Em nosso corpo frágil aprendemos a cuidar de nós mesmos e dos outros, nosso desejo de viver nos atesta que a vida é eterna. Somos espíritos eternos em uma casca frágil e passageira. Devemos bem cuidar de tudo, do frágil corpo e do espírito, que também possui suas fragilidades. Através do amor e da fé blindamos e fortalecemos nosso espírito, fortalecendo também o corpo que está interconectado. Precisamos bem cuidar de ambos, corpo e espírito, para termos equilíbrio e sermos felizes. Que assim seja.
Operário da Paz
Sem ser percebido
A maioria das grandes construções foram feitas por pessoas anônimas que passaram sem ser percebidas, muitos operários que não viraram notícia, mas sem os quais nada teria sido executado. Assim quero ser, pois não há necessidade do mérito dos homens. Construir e cumprir a vontade do Pai é o que importa. Nem sempre os que chamam mais a atenção são os melhores, precisamos ser bons aos olhos do Pai: é este mérito que levaremos conosco quando partirmos daqui. Fazer o bem sem interesse procurando não ser percebido. Assim é que quero ser, como o mestre ensinou - orar no silêncio e não em praça pública. Amém.
Operário da Paz
Wednesday, December 17, 2014
Meditação no Trabalho / Entrevista
Esta é uma entrevista com nosso amigo Jean sobre a meditação, seus benefícios para o trabalho e para o ambiente de trabalho, como funciona a respiração, o equilíbrio energético e muito mais. Confira nosso áudio.
Grande abraço, Rafael
Pequenos gestos
Através de pequenos gestos e atitudes é possivel demonstrar o carinho e o amor pelos outros. Um sorriso, uma gentileza, um simples bom dia com sinceridade. Mas cada pessoa carrega o seu estado de espírito e às vezes nos deparamos com cargas negativas, seja no trânsito, no trabalho ou no lazer. Precisamos ter paciência quando os outros são mal educados ou quando não correspondem na mesma freqüência em que estamos sintonizados. Ai é que nossa energia positiva deve ser mais forte. Devemos rezar por estas pessoas para que elas encontrem a paz. Se estão negativas é porque estão precisando de ajuda. E nosso pequeno gesto ou gentileza pode contribuir como uma semente de luz para elas. Que assim seja.
Operário da Paz
Tuesday, December 16, 2014
Inveja / JMZ
“Inveja”
É como qualquer sentimento,
Mas é destruidor.
Pode nos enganar,
Parecendo algo nobre
Pode disfarçar-se em felicidade
Em algum momento
Vamos confundi-la
Com admiração e com sensibilidade
Tomemos cuidado, mas não nos paralisemos!
Apesar de tudo
Ela pode ser uma força impulsionadora
Uma alavanca que nos auxilia
Não nos deixemos enganar e nos levar
Por essa força maldosa e destruidora
Que tanto constrói como destrói nossos castelos
Prestemos muita atenção
Para nos protejermos contra ela
Ela que nos faz e nos desfaz
Ela que nos encoraja e nos desanima
Prestemos muita atenção para não confundi-la
E passarmos a apreciá-la
JMZ, 30/03/04N. Hamburgo – RS
Monday, December 15, 2014
Pergunta 1016 do Livro dos Espíritos
Em que sentido se deve entender a palavra céu?
E segue no áudio o texto do Livro Dos Espíritos e o nosso comentário.
Fiquem todos na vibração divina!
Rafael
Usuário
Somos meros usuários dos bens materiais. Nada nos pertence, nem mesmo o nosso próprio e frágil corpo, que é apenas emprestado e podemos deixá-lo a qualquer momento. Que aparente contradição... O que nos representa e cuidamos tanto pode virar pó a qualquer momento. Para quem não tem fé isso é visto como uma estupidez, algo que contraria a própria razão. Então como agimos de uma forma geral? Procuramos não pensar nisso e ignoramos a morte, como se ela não existisse. Até que ela aparece em alguém próximo e levamos um choque. Aí lembramos de Deus, quase sempre nos momentos de desespero quando não muitas vezes alguns se revoltam e negam a própria fé. Somos crianças em espírito, ingênuos e despreparados para a morte. Nos iludimos achando que esta vida é tudo e quando nos deparamos com o nada, nos apavoramos. Precisamos utilizar nossa inteligência e entender as palavras e o exemplo de Jesus. Ele nos demonstrou que esta vida terrena é uma passagem e que somos muito mais que o corpo. Se o corpo se transforma em pó é porque a vida é muito mais que isso. Somos espíritos eternos. Se consultarmos nosso íntimo, veremos que no fundo guardamos esta intuição.
Operário da Paz
Homens de Terno / JMZ
“Homens de Terno”
O terno é como uma armadura
Veste os homens para a batalha.
Com a armadura o cavaleiro pensa estar protegido,
Assim também os homens, imaginam serem inatingíveis.
O que os cavaleiros não querem antes das batalhas é que podem morrer,
Do contrário não se arriscariam com suas parafernálias reluzentes.
Pobres homens de terno
Parecem sentirem-se o próprio Deus
Aquele, que em suas mentes são inatingíveis
Pobres homens de terno
Que sonham sua segurança
Que imaginam suas artimanhas
Que praticam suas almas duras
Pobres homens de terno?
Que passeiam em suas limusines
Que sentem o respeito de seus contribuintes
Que passam à sua frente na fila
Que são mais bem atendidos nos pontos da vida
Que compram mais barato que você, afinal eles não são de ferro!
Que pisoteiam sua inteligência, usando para isso sua arrogância.
Pobres homens que pensam existir diferença entre as aparências.
--------------------23.10.2014--------------------
Saturday, December 13, 2014
Mundo material
Em meu dia a dia são muitas as tarefas e responsabilidades que tenho para cumprir neste mundo material. Algumas tarefas são fáceis e outras são bem difíceis. Muitas vezes me deparo com problemas e não sei como resolvê-los. Neste momento é que preciso de mais equilíbrio para achar uma saída, sem me abater. Pedir ajuda ao Pai que me ama para resolver estas questões, mesmo que sejam materiais, é algo necessário. Preciso bem cumprir as minhas obrigações, inclusive as materiais. Devo zelar e cuidar das coisas, pois isso é uma atitude positiva e o mundo material é um ensaio do que virá depois. Ao mesmo tempo preciso ter a consciência de que tudo que construo de material aqui é como um castelo de areia, passageiro, pois quando partir não levarei comigo sequer um centavo. O mais importante não são os castelos de areia, mas sim aproveitar as tarefas materiais para exercer o amor e desenvolver minhas habilidades: de me relacionar, de resolver problemas, de manter o equilíbrio em situações difíceis. O mundo material e os castelos de areia fazem parte deste mundo. Que eu saiba utilizá-los como um meio para o meu desenvolvimento e a prática do amor. Que eu nunca me esqueça disto. Amém.
Operário da Paz
Thursday, December 11, 2014
Não devo julgar
Os outros são o que são e não o que espero que eles sejam. Algumas pessoas são parecidas comigo e é muito agradável encontrá-las, outras são bem diferentes e até difíceis de aceitar. O que fazer? Devo respeitar e desejar o bem a todas, procurando influenciá-las ao bem através do bom exemplo. Não devo julgar ninguém, pois não sou o dono da verdade e não tenho a visão do todo para entender completamente os outros. Devo fazer a minha parte e esperar com paciência a semente do amor brotar. Se nada acontecer, pelo menos estarei tranquilo com a minha consciência, pois fiz a minha parte. E todas as vezes que achar difícil, vou me lembrar de Nosso Bom Senhor, que entregou sua vida pelos pecadores, semeando o amor em terra árida. Que eu me inspire sempre neste exemplo. Amém.
Operário da Paz
A oração e como orar
Existem muitas formas de se conectar com o mais alto, vamos dar um exemplo de como começar a se conectar de forma expontânea e sem complicação.
O sentido do Natal
Em época de fim de ano é grande a correria e o stress das pessoas. Diversos trabalhos por finalizar e muitos preparativos para as festas com os amigos. Quase sem perceber, muitos são levados pela onda da urgência e do consumismo. Poucos se dão conta do verdadeiro sentido do Natal, que é mais associado à imagem do Papai Noel, dos presentes e das festas. O menino Jesus e a Sagrada família no presépio quase passam desapercebidos em meio a tantos presentes, enfeites, pratos, bebidas e fogos de artifício. Mas todas estas coisas exteriores não representam o real significado do Natal. Precisamos ser mais conscientes e não nos deixarmos levar por esta onda material e consumista. O aniversário de nosso Senhor é uma data sagrada, um momento especial onde recordamos a chegada da Luz e verdade aos homens. E isso deveria ser lembrado sempre, nao só no Natal. O problema não são os presentes, os enfeites e nem o Papai Noel, eu sim o valor que atribuímos a isso. Os acessórios não podem ser mais importantes que o protagonista do Natal. Precisamos amadurecer nossos sentimentos, abrir nossos corações ao amor do Pai, representado na figura do Menino Jesus. Nosso Deus se fez carne e habitou entre nós, a Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não o compreenderam. Que possamos te compreender agora Senhor, percebermos a tua presença junto a nós para que o milagre do Natal aconteça em nossos corações, em todos os momentos. Que tenhamos todos um verdadeiro e abençoado Natal. Amém.
Operário da Paz
Tuesday, December 9, 2014
Vingança
É mais ou menos óbvio que não se deve fazer vingança mas como é que isso acontece na prática? A vida, o dia-a-dia nos dá a oportunidade de vingar ou não. Tem coisas que fazemos sob qualquer pretexto mas são vinganças disfarçadas ... vamos refretir um pouco à respeito neste áudio.
Monday, December 8, 2014
Uma estranha homenagem - Por um Natal mais feliz e pacífico
Um instrutor de elevada categoria espiritual chamou certa vez a nossa atenção para um quadro terráqueo...
Sunday, December 7, 2014
Filhos adotivos
Quem são nossos filhos? Somos todos irmãos e filhos da mesma Mãe/Pai universal. A maternidade e paternidade são ferramentas dividas para nos humanizar, rumo ao progresso espiritual...
Thursday, December 4, 2014
Tolerância com as religiões
Devemos ser tolerantes com as pessoas e suas crenças, isto é muito importante para que possamos desenvolver um diálogo aberto e franco (...)
Wednesday, December 3, 2014
50% hoje ou 100% amanhã
Pensa comigo querida irmã, irmão, é melhor começar hoje ou deixar para amanhã? Veja que a implicação desta atitude é bem mais profunda do que se pode imaginar, é na verdade transcendente...
Tuesday, December 2, 2014
A dor evolutiva
Ao buscar a evolução espiritual pode-se experimentar uma dor. Não se assuste, isso vai passar. Nosso áudio de hoje aborta este tema. Fique na frequência Divina!
Rafael